Responsabilidade Social
Sustentabilidade socioambiental

Toda empresa, quando apoia um projeto cultural, espera que sua marca seja associada aos valores que a norteiam. Por exemplo: sustentabilidade, acessibilidade, responsabilidade social, possibilidades culturais etc.
A Gávea Empreendimentos Culturais está preparada para apresentar e gerenciar projetos que supram essas expectativas, sejam eles já aprovados por leis de isenção fiscal – Rouanet, ProAC ICMS- ou elaborados especialmente para esse fim. 

Um dos valores que mais tem chamado a atenção da sociedade e que pode ser agregado à sua empresa por meio de um projeto cultural incentivado é a sustentabilidade. A Gávea Empreendimentos Culturais conta com engenheiros ambientais em sua equipe, capazes de realizar o melhor plano de sustentabilidade para o projeto cultural que a sua empresa necessita, contando sempre com propostas inovadoras.

Quando uma empresa incentiva um projeto cultural, gerando movimentação artística e educacional, empregos diretos e indiretos e, consequentemente, o desenvolvimento da região, demonstra responsabilidade social com a comunidade que a recebeu.

A Lei Federal nº 8.313, mais conhecida como Lei Rouanet, é um mecanismo que permite a pessoas físicas e jurídicas destinarem parte do seu IR a projetos culturais de sua escolha. 

                   

A isenção fiscal pode acontecer por meio de doação ou patrocínio, sendo permitida na segunda possibilidade a veiculação de propaganda da empresa apoiadora vinculada ao projeto cultural escolhido.
Os apoiadores podem ser:

 

  • Qualquer pessoa física pode contribuir com até 6% do seu IR.

  • Qualquer pessoa jurídica de lucro real pode contribuir com até 4% do seu IR.

               

O valor destinado ao projeto cultural aprovado pelo Ministério da Cultura para captação por meio da Lei Rouanet poderá ter abatimento de até 100%, dependendo da área cultural em que o projeto se enquadre e do tipo de apoio escolhido pela empresa ou pessoa física (doação ou patrocínio).   

 

Assim como a Lei Rouanet, o ProAC também permite a isenção fiscal da empresa apoiadora, porém essa é uma lei estadual, e o imposto a ser isento é o ICMS.


A empresa apoiadora pode contribuir com até 3% do ICMS devido, e o valor doado a qualquer projeto cultural aprovado pelo ProAC ICMS será 100% abatido do imposto da patrocinadora.


Procure um de nossos consultores para encontrar o melhor caminho para a isenção fiscal de sua empresa. 

A empresa que apoiar um projeto cultural por meio da Lei Rouanet, sob a forma de patrocínio, pode vincular seu nome a iniciativas culturais de cunho condizente com a proposta almejada pela marca, (sustentabilidade, entretenimento, democratização dos patrimônios culturais, educação, entre outros) gerando forte marketing cultural. Todos os projetos culturais incentivados possuem uma margem de verba para divulgação de 20% do valor do empreendimento, que sempre apresentará a empresa apoiadora, podendo evidenciar sua marca com pouco ou nenhum custo.

Incentivo Fiscal
Marketing Cultural
O que sua empresa espera de um projeto cultural?
  • Ícone de App de Facebook
  • Google+ clássico
  • LinkedIn App Ícone

Design by Jung Wan & Tetê Braga